Início Desporto Depressão Bárbara causa quedas de árvores e inundações em Portugal continental

Depressão Bárbara causa quedas de árvores e inundações em Portugal continental

3115
0

O alerta antecipava o pior e a verdade é que a depressão Bárbara chegou em força. Até ao momento, não foram registadas vítimas, apesar das 119 ocorrências que foram comunicadas. Quedas de árvores e inundações em Portugal continental estão a afetar várias zonas.

Precipitação forte e ventos perto dos 130 km/h estão a deixar o país em sobressalto. “Neste momento, é um balanço de 119 ocorrências”, revelou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em declarações à Agência Lusa.

Os distritos de Lisboa, Coimbra, Guarda e Aveiro estão a ser os mais afetados, de acordo com a ANEPC, especialmente durante a tarde desta segunda-feira. Os maiores problemas têm sido a queda de árvores, limpezas de via, queda de estruturas e inundações. Ainda assim, a boa notícia é que não há registo de feridos, de acordo com a fonte da Proteção Civil.

A noite promete trazer novas complicações, pelo que se pede um maior cuidados entre as 00:00 de terça-feira e as 23:59 de quarta-feira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre e Castelo Branco vão estar em alerta vermelho, o mais grave de todos. Neste caso, a previsão de chuva forte está a preocupar estes distritos, entre as 12:00 e as 18:00 de terça-feira.

De notar que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal já estão sob aviso laranja entre as 18:00 e as 00:00 de terça-feira devido à previsão de chuva e vento forte.

há também vídeo no CM