Início Nacional IPMA avisa: Chuva e trovoada para receber o outono

IPMA avisa: Chuva e trovoada para receber o outono

434
0

Continua a ser uma semana difícil pelas condições climatéricas, esta que antecede a chegada do outono. Esta quarta-feira, 21 de setembro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)prevê chuva e trovoada, assim como a descida de temperaturas máximas.

Condições mais gravosas para Centro e Sul, mas a chuva está prevista em todo o território português. De acordo com o IPMA, teremos períodos de céu muito nublado e aguaceiros por vezes fortes em todo o país, acompanhados de trovoada nas regiões Centro e Sul.

No Norte, a previsão aponta para “aguaceiros dispersos durante a tarde no interior” e “vento em geral fraco de vários rumos, temporariamente moderado”. O céu estará “pouco nublado”, com tendência para aumentar com o entardecer, e com essa perspetiva de alguns aguaceiros.

Porém, a previsão mais gravosa vai afetar as regiões Centro e Sul, com o IPMA a alertar para “períodos de céu muito nublado” e “vento em geral fraco”, com “aguaceiros, que poderão ser localmente fortes, de granizo, acompanhados de trovoada e de rajadas fortes, em especial até ao início da manhã e na região Sul, e a partir da tarde”.

Por estas condições, o IPMA emitiu mesmo aviso amarelo para os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro, o mesmo que estava previsto para terça-feira. O aviso amarelo é emitido, quando o IPMA entende haver uma situação de risco para algumas atividades, por causa das condições meteorológicas.