Início Sem categoria Médicos têm de levar papel de casa face à falta de consumíveis...

Médicos têm de levar papel de casa face à falta de consumíveis nos centros de saúde, diz Sindicato

241
0

Falta papel para receitas médicas e exames nos centros de saúde portugueses

Alguns utentes já terão sido chamados a levar folhas para o centro de saúde, para poderem ter acesso às receitas médicas. Falta papel e outros consumíveis nos centros de saúde portugueses.

Apesar das receitas médicas serem facilmente enviadas para o telemóvel e de fácil leitura nas farmácias ou clínicas, o Serviço Nacional de Saúde vive este problema de falta de consumíveis em muitos centros de saúde, o que está a preocupar, como denunciou o Sindicato Independente dos Médicos, esta segunda-feira, 26 de setembro.

O Sindicato lamentou e apontou para a “necessidade de apelar aos doentes para eles mesmos trazerem o papel”, para terem acesso às receitas médicas ou aos pedidos de exames. Isto depois de o mesmo já ter sido pedido aos profissionais de saúde. No entanto, com a maior escassez, está a tornar-se incomportável e agora os utentes estão a ser contactados para levarem folhas. De nada têm valido as reclamações.

“Têm caído em saco roto as queixas dos médicos de família sobre a falta de papel e consumíveis nos centros de saúde”, pode ler-se no comunicado do Sindicato Independente dos Médicos, que decidiu agora “tornar público” esta situação lamentável.

“Os responsáveis, durante sete anos a proclamar o seu amor e compromisso com o Serviço Nacional de Saúde, não têm capacidade de resolver este simples problema. Para lá da denúncia pública, questiona-se se haverá necessidade de ser criado um movimento de subscrição pública nacional tipo ‘crowdfunding’ para mitigar este problema”, aponta o Sindicato Independente dos Médicos.