Início Sem categoria Luto e lágrimas: Morreu a atriz Maria Duarte

Luto e lágrimas: Morreu a atriz Maria Duarte

1117
0

Morreu na tarde desta terça-feira, 15 de novembro, a atriz Maria Adelina Duarte. De acordo com a agência Lusa, a antiga estrela da RTP estava na Casa do Artista, em Lisboa, onde faleceu. Foi, aliás, a Casa do Artista que comunicou a morte da atriz.

Maria Adelina ficou mais conhecida do público, com o aparecimento da televisão. No entanto, antes disso, já ela brilhava pelos palcos do país, na opereta, teatro de revista, num longo percurso dedicado precisamente ao teatro.

Porém, a televisão tornou-a muito mais famosa e ela acompanhou o aparecimento da RTP, desde o seu início, estreando-se a representar no canal ainda em 1957. Entrou nos programas Loja da Esquina (1957), Café Concerto (1958) e Rua Musical (1964), deu voz a muitas emissões das Melodias de Sempre, nos anos 60, e também atuou nas “noites de teatro”.

No entanto, o seu trabalho mais lembrado será a série “Mistério misterioso”, também na RTP, que começou em 1990. Maria Adelina era uma das protagonistas desta série, que contava com atores reconhecidos como Octávio Matos e Lourdes Norberto, mas também jovens promessas como José Raposo e Maria João Abreu. Esta série marcou a despedida da atriz da televisão, após uma longa carreira.

Maria Adelina foi um dos nomes grandes do teatro, televisão e cinema. Faleceu aos 92 anos, esta terça-feira. O corpo da atriz está a ser velado na Igreja de S. João de Deus, em Lisboa. O funeral está marcado para as 12h00 desta quinta-feira, no cemitério do Alto de S. João, para a cerimónia de cremação.