Início Sem categoria A reação do Lar da Santa Casa da Misericórdia ao caso da...

A reação do Lar da Santa Casa da Misericórdia ao caso da idosa coberta de formigas

721
0

O vídeo começou a circular nas redes sociais, esta quarta-feira, 21 de setembro, e chocou a todos. As imagens mostram uma idosa, Florinda Queiroz, que era utente do lar da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Boliqueime, em Loulé, Algarve, e que estava coberta de formigas. No entanto, estas imagens são de junho e sabe-se, agora, que esta mulher faleceu em julho, e a polémica está ainda longe de terminar.

Os sinais de negligência e maus tratos são claros e a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime revelou já ter aberto um inquérito ao sucedido. A mulher estaria acamada e, também por isso, tornou-se um alvo mais fácil, ao não ser cuidada devidamente.

Além das formigas, o vídeo também mostra que a mulher tinha uma ferida aberta enorme no corpo. Também existem indícios de a idosa poder ter sido amarrada à cama. Apesar de acamada, a mulher estava acordada durante a gravação do vídeo.

As imagens foram colocadas na Internet esta quarta-feira, mas de acordo com a imprensa, um filho da Florinda já teria, alegadamente, exposto várias queixas sobre as condições em que a mãe se encontraria, antes da sua morte. A provedora da Santa Casa garante que foi aberto um inquérito interno, mas de acordo com o Jornal de Notícias, tal só aconteceu em setembro.

Portanto, o incidente com as formigas aconteceu em junho, a mulher morreu a 24 de julho e só três meses depois é que começaram a averiguar os eventuais maus tratos, já depois da visita da Segurança Social, em setembro.

Florinda Queiroz, de 86 anos, morreu a 24 de julho. Este episódio das formigas teria sido gravado e divulgado por uma funcionária do lar. Esta quarta-feira, 21 de setembro, a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime emitiu um comunicado no Facebook sobre o incidente, onde declararam a abertura de um inquérito disciplinar para investigar o que aconteceu e eventuais responsáveis pelo episódio lamentável e informaram também que vão avançar com uma queixa crime contra a pessoa que filmou e divulgou as imagens repugnantes.