Início Sem categoria Após caso da idosa coberta com formigas, há mais denúncias chocantes no...

Após caso da idosa coberta com formigas, há mais denúncias chocantes no mesmo lar

916
0

As imagens de uma idosa coberta de formigas num lar chocaram a todos. Florinda Queiroz faleceu aos 86 anos, cerca de um mês depois de terem sido registadas essas imagens que agora se tornaram virais. No entanto, o caso de maus tratos evidentes aconteceu em junho e a idosa faleceu em julho. Infelizmente, parece que este caso está longe de ser isolado, neste lar de Boliqueime, em Loulé.

A Segurança Social já tinha estado a visitar este lar, em setembro, na sequência de uma denúncia, momento em que o lar teria aberto um inquérito interno, para perceber o que aconteceu com esta mulher.

Depois de amplamente divulgadas as imagens que mostram as condições hediondas em que a senhora se encontrava, também o Ministério Público abriu um inquérito para averiguar o sucedido.

No entanto, este não foi caso único. A CNN Portugal teve acesso a outros casos chocantes, no mesmo lar da Santa Casa da Misericórdia.

Também existem imagens de um idoso deitado no chão, em cima de terra, e de uma mulher sem qualquer higiene feita. Casos muito graves que estes utentes estariam a sofrer, sem cuidados, no lar.

Para camuflarem estas más condições, o lar teria algumas estratégias, de acordo com as denúncias. Por exemplo, as visitas são sempre feitas numa sala, para que os familiares e amigos não percebam as condições terríveis de falta de higiene que se vivem no interior, alegou uma antiga funcionária do lar.

“Eles não têm interesse que se entre lá para dentro. Porque depois as pessoas começam a aperceber-se de muita coisa”, disse a mulher, que contou ainda que os idosos ficam dias sem tomar banho.

Também os cuidados de saúde são escassos, até porque o lar só tem uma enfermeira. Quando esta não está, ninguém a substitui. “Choca-me só haver uma enfermeira que não tem substituição. Ninguém a substitui nas folgas, nas férias. No caso deste vídeo [da idosa], ela teve uma baixa programada, por uma cirurgia, e não foi substituída”, acrescentou a antiga funcionária, sobre o vídeo chocante, que mostra uma ferida aberta na perna da idosa.