Início Desporto Vem aí muito mau tempo: ‘situação severa’

Vem aí muito mau tempo: ‘situação severa’

6457
0

Depois de uns dias de sol neste outono, Portugal vai voltar a sofrer com a meteorologia já a partir da próxima semana. A meteorologista Ângela Lourenço, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), revelou, em declarações à Agência Lusa o que aí vem e as perspetivas estão longe de serem as melhores, por causa de uma depressão que vai atingir a Península Ibérica.

“Para segunda-feira está prevista precipitação contínua, persistente, por vezes forte, e um aumento gradual da intensidade do vento. São situações típicas de outono com características mais severas, ou seja, precipitação forte e vento forte e provavelmente acompanhado também de agitação marítima forte.

É uma situação severa em que devemos ter cautelas. No entanto, é uma situação típica de outono. No outono já começam a aparecer situações de precipitação forte”, contou a meteorologista, prevendo já um agravar das condições climatéricas a partir do fim-de-semana.

Então, este sábado, especialmente a norte, são esperadas chuvas e vento, mas no domingo, prevê-se um dia de sol. “A alteração do estado do tempo será a partir da tarde de segunda-feira. No domingo, em alguns locais como o Ribatejo, as máximas aproximam-se dos 30 graus. No início da semana, as temperaturas regressam para valores da ordem dos 20 graus, entre 20 e 22 graus. No interior vão variar entre os 15 e os 17 graus e no Sul serão ligeiramente mais altas perto dos 23/24”, explicou a especialista do IPMA.