Início Desporto A poderosa frase sobre a superliga: “O maior jogo do mundo pertence...

A poderosa frase sobre a superliga: “O maior jogo do mundo pertence a todos e os ricos não podem apropriar-se dele”

950
0

Continuam as críticas à Superliga Europeia: o jogo é de todos e não só dos ricos

A bomba da Superliga Europeia estourou este domingo e não param as críticas. A ideia de uma competição restrita à elite parece contrariar todo e qualquer princípio de igualdade de oportunidades. Por isso, aumentam as reclamações a uma prova feita e idealizada por 12 clubes de Itália, Espanha e Inglaterra.

Depois da UEFA e FIFA terem repudiado a Superliga de Florentino Pérez, agora foi a vez do primeiro-ministro italiano se unir às críticas. Até porque os princípios desta Liga para elites são contra os valores da União Europeia. De Itália, surgiu já a adesão de Juventus, Inter e Milan.

No entanto, Mario Draghi já se pronunciou sobre esta Superliga. “O governo está a acompanhar de perto o debate em torno do projeto da Superliga e apoia firmemente as posições das autoridades do futebol italiano e europeu no sentido de preservar os campeonatos nacionais, os valores da meritocracia e a função social do desporto”, disse o primeiro-ministro italiano.

Também o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, se mostrou muito duro contra a nova prova que os ‘grandes’ do futebol querem implementar na Europa. Esta prova pode pôr em causa todas as restantes competições, uma vez que tornaria mesmo as ligas nacionais em competições completamente desiguais. Por isso, a UEFA já defendeu que essas equipas sejam afastadas dos respetivos campeonatos. O que poderá mesmo acontecer, uma vez que a La Liga, a Premier League e a Serie A também estão contra esta formação.

“A Hungria está convencida de que a beleza e a grandeza do maior jogo do mundo residem no fato de que pertence a todos, e os ricos não podem apropriar-se dele”, disse Viktor Orbán, da Hungria.